Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

EQUIPE DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE PROMOVE PALESTRAS SOBRE HANSENÍASE NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Data: Quinta-feira, 15/08/2019 07:46
Fonte: Assessoria de Imprensa

Uma equipe técnica do Programa de Combate à Hanseníase em Juína está realizando palestras e orientações nas escolas estaduais com o tema “Hanseníase tem cura e o preconceito também” onde são abordadas as características dessa doença e formas de tratamento.

Na última terça-feira dia 13 foi realizada uma palestra na escola 7 de setembro onde o técnico responsável pelo programa de combate à hanseníase Antônio Damião falou da importância de esclarecer sobre essa doença pois quanto mais informação à população tiver menor será o preconceito e maior a busca para um possível diagnóstico e tratamento

É importante destacar que a hanseníase é uma doença que possui como agente etiológico da bactéria leprae que tem afinidade por nervos periféricos. No Mato Grosso há alguns anos os dados vem apresentando níveis considerados hiper endemicos e ocupa a primeira posição com as maiores taxas de prevalência e incidência da doença no país.

Já em Juína desde meados de 2018 vem apresentando um significativo aumento nos casos de diagnóstico da doença que para se obter a cura é necessário o comprometimento com o tratamento.

Essa ação é resultado de uma parceria entre SEDUC, Vigilância em Saúde e Ministério Público Estadual que proporcionara essas palestras e orientações nas unidades escolares.