Prefeitura de Juína
WEB RADIO JUÍNA

NOTÍCIAS

VER TODAS

EM JUÍNA, EDUCAÇÃO INFANTIL RECEBE FORMAÇÃO COM REGINA SHUDO

Quarta-feira, 14/08/2019 15:29
DEPARTAMENTO DE CULTURA

Cerca de trezentos professores e auxiliares da Educação Infantil de Juína participaram nesta terça-feira, 13 de agosto, de mais uma atividade do programa municipal de formação continuada desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A renomada pedagoga e escritora, Regina Shudo, veio até Juína para tratar sobre os desafios da BNCC - Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil, a qual tem como eixo estruturante  a interação e a brincadeira, e propõe o protagonismo infantil baseado na realidade concreta, nos saberes da criança, organizados em campos de experiências e direitos de aprendizagem que integram as relações afetivas, conhecimentos de si e do outro, objetos e espaços, interações, linguagens, músicas, culturas e outros.

A secretária municipal de Educação, Profa. Vera Granja, frisou sobre a importância da formação continuada e de uma escola focada na criança.

“Nosso objetivo é que os professores e demais profissionais da Educação recebam formação continuada de qualidade e não estamos medindo esforços para isso. A Regina Shudo é referência nacional e veio contribuir conosco reforçando sobre a importância da construção de um projeto curricular atual para a infância que prevê: uma escola mais aberta, que garanta o cuidar e o educar com foco na criança, que tenha o princípio da cooperação, que garanta uma proposta de integração e inclusão, que satisfaça algumas necessidades básicas da criança tais como comunicação, socialização, exploração, estimulação perceptiva e criatividade”, frisou a secretária.

 

Segundo Regina, atualmente as crianças recebem tudo pronto e frequentam escolas rígidas, onde ficam 4 horas sentadas, emparedadas (entre 4 paredes). Questionando esses métodos, sugeriu que a escola de educação infantil tem que ser como aquele quintal onde se brincava antigamente. “Criança precisa de convívio com a natureza. Precisamos criar brincadeiras coletivas, ensinando as crianças a confiar, a ganhar e a perder, a criar os próprios brinquedos junto com os professores e depois brincar com eles e a ter resiliência, entendendo que todos precisam de todos, que na vida não é só ela”, afirmou.

 

Currículo - Pedagoga e pós-graduada em metodologia de ensino pela Universidade Estadual de Maringá, Regina Emiko Shudo tem experiência na área educacional há mais de 25 anos. Foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em Universidades. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.

 

A atividade contou com apoio da cooperativa de créditos Sicredi na cedência do espaço.