CNM CONFIRMA JUÍNA COMO PRÉ-FINALISTA DO PRÊMIO MUNICÍPIOS INOVADORES

Data: Domingo, 11/08/2019 23:37

Será que vem aí mais um prêmio nacional para a Biblioteca de Juína?

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia divulgaram, nesta sexta-feira, 9 de agosto, as 30 iniciativas municipais pré-finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020 e o Programa “Arte, Leitura e Cultura, uma bela mistura” executado pela Prefeitura de Juína através da Biblioteca Municipal é um deles. Vale ressaltar que este programa foi eleito recentemente pelo governo do estado de São Paulo como uma das quinze melhores práticas de Bibliotecas da América Latina.

As propostas classificadas foram escolhidas após análise criteriosa da Comissão Técnica Avaliadora e do Conselho Político da CNM. No total, esta edição recebeu 235 inscrições homologadas – prefeituras e consórcios municipais concorrem ao prêmio. Agora, os selecionados têm de 12 de agosto a 2 de setembro para complementar informações e evidências, além de enviar um depoimento do prefeito em um vídeo de até dois minutos.

Em etapa futura, a comissão vai selecionar 10 iniciativas para a reta final do MuniCiência. Cada uma delas receberá a visita técnica da CNM para elaboração do Guia de Reaplicação, que terá versões impressa e online. As 10 finalistas seguirão ainda para votação popular, pela internet, no período de 7 de outubro a 31 de março, que definirá as cinco vencedoras. Os gestores das primeiras colocadas participarão de um seminário internacional para troca de experiências. O resultado final será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Confira a lista dos selecionados no link abaixo:

Terceira edição

O Prêmio MuniCiência está na terceira edição. A proposta é identificar, reconhecer e compartilhar iniciativas municipais inovadoras e transformadoras, com impactos positivos na administração pública e para a sociedade.

Na última edição, ciclo 2017-2018, os destaques foram projetos dos Municípios de Abaetetuba (PA), Gurjão (PB), Rio Grande (RS), Santa Clara do Sul (RS) e São Bento do Una (PE). Em 2015, primeira edição do prêmio, as iniciativas mais votadas foram de Astorga (PR), Bom Despacho (MG), Forquetinha (RS), Pompéu (MG) e Rio Claro (AL). Todos os projetos estão disponíveis no site do MuniCiência, inclusive com os guias de reaplicação.

UniverCidades
O MuniCiência faz parte do Projeto UniverCidades, que é uma plataforma para o desenvolvimento e a governança municipal, realizado pela CNM com o apoio da União Europeia no Brasil. O projeto considera a demanda dos prefeitos e, como uma das primeiras atividades desenvolvidas, fez pesquisa junto aos gestores para compreender as características de suas demandas por conhecimentos e informações, além de um levantamento que busca identificar arranjos e parcerias já existentes entre centros de ensino e pesquisa e os Municípios.