Prefeitura de Juína
WEB RADIO JUÍNA

NOTÍCIAS

VER TODAS

ESCRITORA LUCIENE CARVALHO ESTARÁ EM JUÍNA ONDE SERÁ HOMENAGEADA

Segunda-feira, 08/07/2019 23:49
DEPARTAMENTO DE CULTURA

Quando falamos sobre Literatura, alguns nomes de escritores masculinos surgem instantaneamente em nossas mentes. Porém, esquecemos que muitas mulheres têm tido um papel fundamental na arte da escrita.

Por questões históricas, as mulheres permaneceram à sombra dos homens em muitos aspectos, inclusive artísticos e culturais. Mesmo assim, elas estiveram e estão presentes, agregando valor ao mundo da literatura, desde muito tempo. 

Com o objetivo de evidenciar o importante papel das mulheres nas diferentes facetas da arte e da cultura, a IV edição do Sarau das Artes e da Culinária Típica, maior evento cultural de Juína, que acontece neste final de semana com o tema “Mulher Rendeira”,  vai homenagear mulheres de todas as áreas da Cultura, e na literatura, a escolhida é a escritora Luciene Carvalho, autora de onze livros e primeira mulher negra a compor a Academia Mato-grossense de Letras. Ela já confirmou presença no evento!  

Seu 11º livro, ‘Dona’, que será evidenciado no espaço da Biblioteca Profa. Maria Santana é o resultado de quatro anos de observação, tanto dela quanto de outras mulheres de 50. Nele, poemas revelam as dores, ansiedades e medos de todas essas donas. Quem for ao Sarau poderá conhecer esta e outras obras da escritora, além de conhecê-la pessoalmente. A presença de Luciene em Juína foi viabilizada pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e pelo mandato da deputada estadual Janaina Riva.

Em 2015, Luciene tomou posse da cadeira número 31 da Academia Mato-grossense de Letras, cujo patrono foi José Delfino da Silva, e o último ocupante Adauto Dias de Alencar. Ela é primeira mulher negra a ser imortalizada na academia. 

Conheça um pouco da escritora no link abaixo:

https://al.mt.gov.br/midia/video/programa-palavra-literaria-04-luciene-carvalho/visualizar 

O IV Sarau das Artes e da Culinária Típica de Juína acontece nos dias 12 e 13 de Julho no Bosque da Lagoa da Garça a partir das 18 horas. 

 

Texto: Casa da Cultura