POR DIAMANTINO, JUÍNA INICIA CICLO DE CAPACITAÇÃO SOBRE CPF DA CULTURA NO ESTADO

Data: Sexta-feira, 28/06/2019 11:30

Com suporte do PDI – Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do Tribunal de Contas, o Município de Juína tem superado suas metas e já é considerado como referência em gestão cultural em todo estado. Neste sentido, visando auxiliar municípios que desejam também destacar-se na implementação de políticas culturais, o município de Juína iniciou nesta semana pelo município de Diamantino um ciclo de capacitação e cooperação técnica para a implementação do CPF - Conselho, Plano e Fundo da Cultura. Além de Diamantino, participaram da capacitação os municípios de Alto Paraguai, Acorizal, Santa Rita do Trivelato e Arenápolis.

O prefeito Altir Peruzzo acompanhou a atividade com incumbência de sensibilizar os prefeitos e vereadores de cada município para que aprovem seu CPF da Cultura.

“Após a conquista do CPF da Cultura em Juína, nós avançamos muito, pois tudo ficou muito claro no que se refere às metas do plano, o financiamento e também o controle social na gestão da Cultura. Neste sentido, vamos contribuir com municípios que também desejam ter esta conquista. Não queremos somente Juína forte na Cultra, mas todo estado.”, destacou o prefeito.

Segundo Adriano Souza, Secretário-adjunto de Cultura em Juína, o objetivo é auxiliar os municípios que tem clamado por ajuda ao se depararem com grandes dificuldades na implantação do CPF da Cultura.

“Diante de tantas ligações e pedidos de colegas gestores de Cultura do estado inteiro, decidimos que vamos abrir algumas datas para este auxílio, que na verdade é uma troca de experiência muito direta e objetiva, sem rodeios e com muita prática, além de mobilizar também a classe política de cada município com o objetivo de sensibilizar para aprovação das leis”, destacou o secretário.

A Diretora de Cultura em Juína, Silvia Machado, que é formada em Produção Cultural pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, comandou toda parte de capacitação e realizou oficina de construção do Plano de Cultura na prática, além de disponibilizar as leis do Conselho Municipal de Política Cultural e do Fundo Municipal de Cultura.

A atividade contou ainda com a presença do prefeito de Diamantino Eduardo Capistrano e do vice-prefeito Claudimar Barbacovi, além dos vereadores Tuna de Juína, Judiney Correia de Acorizal e Valdemir Buiu de Diamantino. O  Assessor de Cultura em Diamantino Odemar Mendes Souza coordenou toda atividade.

Os municípios interessados em participar da próxima capacitação que acontece em Juína nos dias 19 e 20 de Julho, deverão se inscrever pelo telefone 3566-1476 ou pelo e-mail juina.cultura@gmail.com

Texto: Casa da Cultura