BIBLIOTECA DE JUÍNA TERÁ JARDIM MEDICINAL - PROJETO EM PARCERIA COM A AJES SERÁ LANÇADO NO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

Data: Segunda-feira, 06/05/2019 08:00

Já que na Biblioteca há livros de todos os temas, por que não torna-los vivos e concretos?

Visando atingir o objetivo 03 – BOA SAÚDE E BEM-ESTAR da Agenda 2030 da ONU - Organização das Nações Unidas, a Biblioteca Municipal de Juína Profa. Maria Santana se aliou à faculdade Ajes através do curso de Farmácia e lançarão na próxima semana durante as festividades do aniversário de 37 anos de Juína, o  projeto “Jardim Medicinal: Chá, Prosa, Poema e Poesia”, que será coordenado pela Profª Ma. Alcione Adame  e  pela Profª Drª Isanete Geraldini Costa Bieski, com suporte dos acadêmicos da faculdade. A Pastoral da Aids e a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária também são parceiras.

O projeto tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância  de resgatar o conhecimento milenar do uso das plantas medicinais e implantar na Biblioteca Municipal um Jardim Medicinal fixo para integrar o uso do Chá com uma boa prosa, poema e poesia e assim sensibilizar a população Juinense. Além disso, o projeto visa atingir também o objetivo  11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTAVEIS da Agenda 2030 da ONU, ao reutilizar pneus como canteiros caseiros. Ao todo, 300 Pneus Jardins  serão distribuídos gratuitamente até dezembro de 2019  para a comunidade.

As plantas medicinais e fitoterápicos são de grande importância para as políticas públicas de saúde, particularmente em países cujas populações têm restrito acesso a medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica e onde um grande contingente utiliza plantas tidas como medicinais para prevenção e/ou tratamento de suas enfermidades. Além do mais, o Brasil apresenta grande dependência externa na obtenção de medicamentos, sendo um dos poucos campos em que sua balança comercial é negativa.

A Organização Mundial de Saúde criou o Programa de Medicina Tradicional (OMS, 2000) que recomenda aos estados membros, o desenvolvimento de políticas públicas para facilitar a integração da medicina tradicional e da medicina complementar alternativa nos sistemas nacionais de atenção à saúde, assim como promover o uso racional dessa integração.

Quer conhecer mais sobre o projeto? Não perca a festa dos 37 anos de Juína que acontece entre os dias 08 e 12 de maio no centro de eventos.