Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

CULTURA E INSTITUTO MEMÓRIA DO LEGISLATIVO FIRMAM PARCERIA

Data: Terça-feira, 30/04/2019 15:00

Por intermédio do mandato da deputada e presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, Janaina Riva, uma parceria entre o departamento de Cultura de Juína e o Instituto Memória do Legislativo foi selada nesta segunda-feira, 29 de abril, com a presença do secretário-adjunto de Cultura Adriano Souza e da superintendente do Instituto, Mara Regina Visnadi.

A parceria inclui destinação de impressos de publicações oficiais, exposições históricas e projetos que poderão ser executados de forma conjunta. A primeira atividade concreta é a exposição “Cuiabá e suas origens - 300 anos de história” que Juína receberá na próxima semana. Além disso, o Instituto enviou Kits com publicações oficiais para as bibliotecas escolares que deverão ser entregues na próxima semana quando o município de Juína completa 37 anos de emancipação político-administrativa.

O Instituto

O Instituto Memória do Poder Legislativo foi criado, em 15 de outubro de 1987, através da Resolução no 16. Nasceu de um propósito do Deputado Teócles Maciel, acatado pela Mesa Diretora presidida pelo Deputado Roberto França que, entendendo a importância da idéia, apresentou em plenário um projeto de Resolução que foi aprovado e criou-se então na estrutura da Casa esse organismo que reúne, sistematiza, divulga e preserva, a documentação produzida, histórica e contemporaneamente, pelo Parlamento. O Instituto Memória é o guardião e detém a custódia definitiva e intransferível de todo esse acervo documental produzido pelo Legislativo mato-grossense. É um acervo composto por documentos da mais variadas naturezas e abarca a extensa e rica produção legislativa entre a baliza cronológica que vai de 1835 a contemporaneidade.

Esse organismo presta uma assessoria ao conjunto dos Parlamentares, seja na busca de documentos ou no levantamento de fontes, apoiando, também, pesquisas solicitadas pelo cidadão.

Ao Instituto Memória compete à curadoria do acervo da produção da Assembleia Legislativa, compreendendo as atividades de pesquisa, guarda do patrimônio documental, bem como gerir a política de organização documental garantindo a recuperação da informação, o acesso ao documento e a preservação de sua memória institucional.

 

Texto: Equipe Casa da Cultura