Prefeitura de Juína

NOTÍCIAS

VER TODAS

CAFÉ: JUÍNA PARTICIPA DE "DIAS DE CAMPO" REALIZADO PELA EMBRAPA-RO

Quarta-feira, 10/04/2019 14:43
Departamento de Agricultura

Durante todo o mês de abril, a Embrapa-RO realiza Dias de Campo de pré-lançamento de novas cultivares de cafés híbridos, isto é, apresenta o resultado de cruzamentos realizados entre plantas de café Conilon e Robusta, ambos da espécie Coffea conefora.

Nos dias 5 e 6 de abril, uma equipe de técnicos da Secretaria de Agricultura participou de dois dias de campo. No dia 5, na propriedade do agricultor Familiar Edimar Flegler, em Cacoal-RO, e no dia 06, no Campo Experimental da Embrapa em Ouro Preto do Oeste-RO.

O Técnico em Agropecuária Eder Luiz, relata que existe um grande número de clones no mercado distribuídos pelo Brasil, "até mais produtivos, porém, esta avaliação de cada clone, realizado pela Embrapa, nos dá aporte técnico para definirmos as áreas de produção de acordo com a finalidade específica que se deseja", afirma o técnico.

Estas dez novas cultivares apresentam características importantes para a cafeicultura na Amazônia. Todas as cultivares possuem potencial produtivo médio acima de 100 sacas/ha, distribuídos em três grupos de compatibilidade genética, com ciclos de maturação variados, uniformidade de maturação, resistência às principais doenças da cultura, qualidade de bebida, entre outros.

Segundo o Secretário de agricultura João Manoel Peres o município de Juína caminha a passos largos na revitalização da cafeicultura, com parceiros importantes como a EMBRAPA RO, SEAF MT, EMPAER, Associações e Produtores, "Ainda no início de 2017 realizamos planejamento para atividades e traçamos metas a serem superadas principalmente na renovação dos cafezais, duplicar a área plantada e consequentemente aumento da produção de café", finaliza.