Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

SAÚDE: COMUNICADO SOBRE O PRIMEIRO CASO DE MENINGITE REGISTRADO EM 2019

Data: Quinta-feira, 14/03/2019 19:40
Fonte: Assessoria de Imprensa

SAÚDE COMUNICADO

A Secretaria de Saúde de Juína vem, por meio deste comunicado, confirmar e notificar o primeiro caso de meningite registrado no município em 2019.

Ainda não se sabe o tipo de meningite, no entanto a criança de oito anos apresentou sintomas, foi diagnosticada e encontra-se hospitalizada, em estado grave.

Os órgãos responsáveis tomaram todas as medidas de prevenção necessárias, o que inclui a medicação de todas as pessoas que estiveram contato prolongado com a paciente nos últimos dias.

É importante ressaltar que não se trata de um surto, mas sim de um caso isolado, em que todas as medidas de profilaxia já foram executadas com atenção redobrada.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a meningite pode ser causada por uma série de microorganismo - vírus, bactérias, fungos, parasitas e até mesmo complicações de outras doenças como sarampo e pneumonia. Por esta razão é tão importante que todas as pessoas estejam imunizadas contra a meningite de forma direta e indireta.

Recomenda-se que as pessoas evitem permanecer em locais fechados e com aglomerações, e intensifique os cuidados com higiene: lavar as mãos, utilizar álcool em gel, não compartilhar objetos pessoais .

Juntamo-nos à família à vontade de que tudo fique bem o mais rápido possível.

VACINA - no caso da meningite, especificamente, as vacinas que fazem parte do calendário oficial são a Meningo C, Pneumo 10 valente, a Haemophilus Influenzae e a BCG, que imuniza contra formas graves de tuberculose com possibilidades de evoluírem para meningite. TODAS AS VACINAS ESTÃO DISPONÍVEIS PELO SUS.


O QUE É MENINGITE

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clínico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

SINTOMAS

Os sintomas da meningite bacteriana e viral incluem início súbito dor de cabeça, febre, convulsão, rigidez do pescoço, náuseas, vômitos, aumento da sensibilidade à luz.
Na criança abaixo de um ano, observa-se choro persistente e inchaço na moleira.Em alguns casos o paciente pode apresentar manchas vermelhas na pele.