WEB RADIO JUÍNA

Gestão Altir Peruzzo  prioriza e investe na saúde

Terça-feira, 18/12/2018 16:04
Rosi Zimpel

O ano de 2018 foi marcado pela escassez de recursos financeiros, motivados principalmente pela ausência do governo do estado, que tem débitos com o município não só desse, mas de anos anteriores e essa ausência prejudicou em muito o desenvolvimento nessa área em Juína.

Mesmo diante deste cenário, os avanços foram inúmeros por parte dessa secretaria que é comandada pela Dra. Leda Villaça que juntamente com a sua equipe vem buscando melhorar a qualidade de vida da população, promovendo políticas públicas que assegurem a implantação e desenvolvimento de ações e serviços de acordo com as necessidades da população, com respeito aos princípios do Sistema Único de Saúde e com a garantia da participação da comunidade.

Para que isso aconteça, o prefeito Altir Peruzzo não tem medido esforços em buscar recursos para investir na saúde. Em 2017 foram gastos na saúde R$ 34.600.614,62, desse montante R$ 16.430.337,50 foram recursos oriundos de programas da Saúde vindos do estado e da união e a maior parte dos gastos ficou com o município que foi o valor de R$ 18.170.277,12.

Em 2018 o gasto com a saúde até o mês de outubro é de R$ 32.478.012,14 sendo repassado ao município R$ 16.295.505,74 e o município arcou com a despesa de R$ 16.182.506,40 até o momento.

Já foram investidos mais de dois milhões de reais e em breve serão investidos mais um milhão e meio somente com a compra de equipamentos, móveis e eletrônicos para reestruturação das unidades de saúde no município.

Na atenção básica em 2018 foram investidos R$ 186 mil reais na compra de 141 equipamentos que foram destinados para as 11 unidades de saúde do município.

Para a unidade descentralizada de reabilitação foram destinados R$ 158.115,00 em 122 aquisições de móveis e equipamentos para o atendimento de 500 pessoas por mês em média.

No CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) foram adquiridos 52 equipamentos com o total de 141.860,00 reais investidos para reestruturação da unidade que atende mais de 870 pacientes por mês.

O laboratório municipal onde são realizados em média 800 exames por dia também foi reestruturado com aquisição de 26 novos equipamentos de última geração com o investimento de R$ 199.910,00.

O Hospital Municipal Hideo Sakuno que recebe pacientes de toda a região noroeste recebeu investimento de R$ 668.445,00 em aquisição de novos leitos, mobiliários e equipamentos de baixa e alta complexidade.

A UPA foi totalmente reestruturada, com a destinação de R$ 584.000,00. Ao todo foram 244 novos aparelhos adquiridos dentre eles 2 novos estabilizadores que são importantíssimos para uma unidade de pronto atendimento.

Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as demais secretarias e departamentos da prefeitura agradecem a confiança que a população depositou na gestão municipal neste ano e que juntos possamos transformar nossos planos em realidade e nossas dificuldades em conquistas fazendo um novo ano melhor para todos nós juinenses.

É a administração Municipal trabalhando para dar qualidade de vida aos munícipes.