NO RIO DE JANEIRO, PREFEITO ALTIR PERUZZO RECEBE PRÊMIO NACIONAL POR GESTÃO EM BIBLIOTECAS

Data: Sexta-feira, 14/12/2018 14:20

Na manhã de hoje, 14 de dezembro, o prefeito de Juína Altir Peruzzo, esteve no Rio de Janeiro, onde recebeu da ONG RECODE o  reconhecimento nacional por ter conquistado o segundo lugar no ranking das dez Bibliotecas brasileiras que atingiram os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas. O projeto vencedor tem o apoio do Sicoob.

Concorreram ao prêmio bibliotecas de todo país que aderiram ao  programa Conecta Biblioteca, realização da Recode e da organização norte-americana Caravan Studios, uma divisão TechSoup, com suporte do Plano Nacional do Livro e Leitura e apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Mato Grosso.

Com adesão ao programa, a Biblioteca do Município de Juína saltou de 704 usuários em 2016, para 3.785 usuários em 2017. O município conquistou também o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, tornando-se o segundo do Brasil a ter previsão orçamentária, com aprovação unanime na Câmara dos Vereadores de Juína.

O Plano garante a continuidade do trabalho realizado, além de prever orçamento para a realização das atividades a longo prazo, garantindo profissionais capacitados para desempenhar tais trabalhos, assegurar o direito a todos ao acesso a informação.

Com este novo conceito, a biblioteca de Juína se reaproximou da comunidade, envolvendo a juventude da cidade desde o planejamento até a realização dos projetos e programas. A identificação das demandas do município e o protagonismo jovem renderam atividades de estímulo à leitura, como rodas de conversa, sarau em praças públicas e ações itinerantes nos eventos oficiais do município, além da criação do Comitê “Jovens Conectados com a Biblioteca”.

O prefeito estava acompanhado da coordenadora municipal de fomento a Leitura Patrícia Itaibele e pela Diretora de Cultura, Silvia machado.

O QUE É O CONECTA BIBLIOTECA?

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.