NA COLÔMBIA, PATRÍCIA ITAIBELE DE JUÍNA, CONHECE BIBLIOTECAS INOVADORAS.

Data: Domingo, 09/12/2018 21:15

A coordenadora municipal de fomento à leitura em Juína, Patrícia Itaibele, está em Bogotá, capital da Colômbia.  A viagem à fantástica terra das bibliotecas públicas faz parte do prêmio que Juína recebe da ONG RECODE do Rio de Janeiro, por ter conquistado o segundo lugar no ranking das dez Bibliotecas brasileiras que atingiram os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.

Em Bogotá, Patrícia Itaibele conhece experiências de bibliotecas em presídios,  comunitárias e públicas. Amanhã ela seguirá para a cidade de Medellín, onde conhecerá outras experiências, com destaque forte para as bibliotecas escolares.  Na sexta-feira, 14 de dezembro, ela retorna ao Brasil onde encontrará o prefeito Altir Peruzzo no Rio de Janeiro para receberem juntos o titulo de reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido em Juína.

Na viagem à Colômbia, Itaibele está acompanhada da coordenadora executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Renata Costa, Elanir Cardoso, de Tomé-Açu, que conquistou o 1º lugar, onde montou uma programação voltada para cursos profissionalizantes e trouxe uma formação sobre manejo sustentável para pequenos agricultores e por Michele, representante da ONG Recode.

Sobre a Terra das Bibliotecas Públicas

Bogotá foi a primeira cidade da América Latina a ser considerada Capital Mundial do Livro, título dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela indústria editorial mundial em 2007, devido a projetos de estímulo à leitura. Além dela, apenas Buenos Aires, na Argentina, detém o título no continente.

Os avanços em Juína

Recentemente, Juína foi reconhecida pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação por ser o segundo município do Brasil a conquistar o PMLLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, onde destina recursos financeiros e humanos para este segmento. Até hoje, apenas o município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, tinha um plano neste formato.

O Plano cria o Sistema Municipal de Bibliotecas, determina no prazo máximo de doze meses a contratação via concurso público de dois Bibliotecários, sendo um para a rede municipal de Bibliotecas Escolares e outro para a Biblioteca Municipal. O Plano determina ainda a destinação de 1% dos recursos da Educação e 5% do Fundo Municipal da Cultura para investimentos no setor.

Dentre os principais pontos do documento estão a democratização do acesso ao livro e aos diversos suportes de leitura; a formação mediadores de leitura e o fortalecimento das ações de incentivo à leitura; a valorização da leitura e o incremento de seu valor simbólico e institucional; o desenvolvimento da economia do livro e o estímulo a criação e circulação da produção literária.

Confira no link abaixo o projeto de Juína que conquistou o prêmio.

Sobre o Conecta Biblioteca

Realização da Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas. Para isso, promove apoio e formação a uma rede de profissionais de bibliotecas. Adicionalmente, visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Texto: Equipe Cultura Juína