Conselho Municipal da Cidade é destaque no cumprimento de metas estabelecidas em 2018

Data: Quinta-feira, 06/12/2018 10:14
Fonte: Rosi Zimpel

O Conselho Municipal da Cidade de Juína MT foi criado em 2015, é um colegiado de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria de Planejamento e criado com o objetivo de integrar as políticas setoriais de habitação, fundiária, saneamento ambiental, acessibilidade e mobilidade urbana, de forma articulada com a Secretaria de Estado de Cidades, Ministério das Cidades, por meio dos Conselhos Estadual e Nacional das Cidades.  O Conselho tem por finalidade assessorar e propor diretrizes para a elaboração e implementação de políticas voltadas para o Desenvolvimento Urbano/Municipal com participação social, respeitado as competências do ente federado e ainda, assegurar a participação da comunidade na elaboração e implementação de programas de habitação.

O Conselho Municipal da Cidade – CMC atende no prédio da Prefeitura Municipal localizada na travessa Emannuel, Centro, na sala do Controle Social e conta com os seguintes conselheiros (as): Luís Braz de Lima, Denise Tânia Brocco, Irene de Souza Peruzzo, Marcia Alves, Augusto Tavares da Cruz, Santos Soares de Souza, Nelson Casusa de Sousa, Enilce Luzia P. dos Santos Muffato e Rozenilda de Borba.

O conselho tem uma atuação importante em todas as áreas sociais do município, pois são através desses dados que são identificadas as diversas famílias em situação de vulnerabilidade.

Através de reuniões realizadas durante o ano foram levantados dados durante as visitas feitas em todos os bairros da cidade, vale destacar que os membros do conselho desenvolvem um trabalho extremamente importante, pois esse contato com as famílias cria um vínculo entre sociedade e conselho dando lhes o amparo necessário para suprir as dificuldades encontradas ao longo do ano, sendo eles na saúde, habitação, educação, assistência social e saneamento básico.

O conselho Municipal da Cidade faz parte do programa desenvolvido pelo TC MT, PDI I e II que em conjunto com a Prefeitura Municipal de Juína desenvolve essas metas no inicio de cada ano e através dessas iniciativas criadas pelos mesmos vão apresentando resultados que demonstram total comprometimento e seriedade dos membros envolvidos.

A coordenadora do PDI I e II Viviane dos Anjos Pinheiro em reunião com representantes do TCE apresentou todo o trabalho desenvolvidos pelo Conselho como meio de demonstrar que a Prefeitura Municipal de Juína é comprometida com o bem estar da comunidade.

Em Fevereiro de 2019 serão demonstrados à população todos os trabalhos realizados pelas secretarias e conselhos, como forma de prestação de contas do que foi realizado no ano de 2018 através de cada iniciativa.

O prefeito municipal Altir Peruzzo participa ativamente de todas as ações e acompanha de perto todo o trabalho desenvolvido e parabenizam todos os conselheiros, que acordo com ele, uma gestão eficiente só pode ser feita através do trabalho coletivo.