Recém-nascidos poderão ser registrados no hospital municipal de Juína

Data: Quarta-feira, 14/05/2014 00:00
Fonte: Juina News

O Programa “Criança Cidadã” foi um importante instrumento de controle dos índices de subregistro do Estado. O último censo demográfico, realizado em 2010, indicou que menos de 2 % da população mato-grossense não possui registro civil de nascimento, percentual menor até mesmo que o apontado pela Região Centro-Oeste, com a marca de 2,3%. Para a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República uma unidade federativa erradica o problema quando apresenta índices de subregistro abaixo de 5%.

Em Juína, noroeste de Mato Grosso, o programa “Criança Cidadã” está em pleno funcionamento no hospital municipal que atende pacientes não só do município, mas de toda região.

De acordo com informações do médico Emílio Populo Machado, responsável pelo hospital municipal e membro da comissão de saúde, o cartório funcionará logo no nascimento da  criança, após o nascimento na unidade os pais registram a criança e o documento sai pronto.

“ Agora o Hospital Municipal de Juína tem cartório próprio. “Com muito esforço conseguimos; nasceu em Juína agora é juinense, antes a população de fora só usava Juína nossa luta é aumentar a população de Juína”, contou Emilio.

A iniciativa foi uma das medidas resultantes da pactuação entre Estado e Governo Federal para diminuir o índice de 27% de pessoas sem registro civil de nascimento que Mato Grosso apresentava, nos anos de 2002/2003.

No município de Juína, os próprios profissionais da saúde do hospital municipal orientam os pais sobre a importância do registro civil da criança.