Índios decidem cobrar pedágio na BR-174 em Juína

Data: Quarta-feira, 30/04/2014 00:00
Fonte: Só Notícias/Angela Fogaça

Os índios das etnias Enawene-Nawe e Cinta Larga querem cobrar pedágio dos motoristas que precisam trafegar pelo km 110, da BR-174, próximo ao trecho conhecido como “roda d’água”. Eles comunicaram essa decisão ao Ministério Público Federal, Prefeitura e Câmara de Juína, Superintendência de Assunto Indígenas do Estado, Ibama, DNIT, prefeitura de Vilhena (RO) e imprensa local.

A alegação é de que a reabertura da BR-174, que corta as terras indígenas, trouxe paralelamente problemas graves e impactos de ordens diversas, especialmente em relação a degradação dos recursos naturais e culturais.

Ainda segundo eles, essa rodovia motivou diretamente a exploração de madeiras e minérios, com a acelerada ocupação no entorno com atividades do agronegócio, mineradoras, cidades, vilas e assentamentos rurais, de acordo com o Juína News. Esses avanços projetam continuamente resíduos químicos nos rios que permeiam as aldeias.

Por isso, resolveram que vão cobrar pela passagem dentro das reservas para compensar os danos causados. Os valores já foram definidos pelos indígenas, que seria de R$ 50 para caminhão, carreta e ônibus, R$ 40 para caminhonete, R$ 30 para carros de passeio e R$ 10 para motocicletas. Ainda não está definido quando a medida será adotada.