Prefeitura de Juína
WEB RADIO JUÍNA

NOTÍCIAS

VER TODAS

CACHARA É O PEIXE ESCOLHIDO PARA SER O TEMA DA II FESTA DO PEIXE EM FONTANILLAS

Segunda-feira, 03/09/2018 14:20
DEPARTAMENTO DE CULTURA

Quem for à II Festa do Peixe em Fontanillas no próximo final de semana, vai presenciar uma linda festa que tem neste ano um diferencial: um peixe do Rio Juruena será o seu tema. Segundo Adriano Souza, secretário-adjunto de Cultura, a Cachara foi o peixe escolhido.

“Escolhemos a Cachara por dois motivos, o primeiro é a sua beleza e segundo é o fato do mesmo estar em ameaça de extinção em nossos rios. Toda festa terá um pouco de reflexão sobre isso, além da beleza, vamos falar também sobre a importância de preserva-lo”, destacou o secretário.

Além da Cachara, outros peixes do Rio Juruena irão compor um mega aquário que ficará na entrada do evento e simbolizará o Rio Juruena.

 

Nome científico

Pseudoplathystoma fasciatum

 

Nomes populares

peixe de água doce chamado Cachara é conhecido popularmente como Surubim Cachara, Barrada Surubim e Surubim Atigrado.

 

Características  

A Cachara é parecida com o Pintado, mas ao invés de pintas pelo corpo, possui listas como se fossem vírgulas. É um peixe de couro, corpo alongado e roliço, cabeça achatada e grande, sua cor é cinza escuro no dorso e branca na parte inferior. Sua carne é mais gordurosa que a carne do Pintado e possui ótimo valor comercial. Espécie de grande porte, pode alcançar 1,2m de comprimento e atingir 20kg.

 

Texto: equipe Cultur