BIBLIOTECA EM JUÍNA TERÁ "SALA DE OPORTUNIDADES" E PROGRAMA DESTINADO A ECONOMIA CRIATIVA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

Data: Quarta-feira, 08/08/2018 03:20

Quem está à procura de uma nova opção no ramo do trabalho ou quem já é empreendedor no segmento da economia criativa terá agora em Juína, espaço e oportunidade de colocar em prática suas habilidades. A Biblioteca Municipal Profa. Maria Santana abrigará a “Sala de Oportunidades”, que é fruto do projeto “Jovens Conectados com a Biblioteca” realizado com incentivo do Programa Nacional Conecta Biblioteca, da ONG Recode do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza, na noite desta terça-feira, 07 de Agosto, durante o I Encontro Municipal da Economia Criativa.

Segundo Adriano, a sala promoverá parcerias para a realização de cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, bem como dará suporte a quem procura um novo emprego ou deseja empreender na area da Economia Criativa, em especial a juventude.

“Com a nova programação da nossa biblioteca percebemos um alto número de novos usuários em busca de algo mais na biblioteca, em sua maioria são jovens e estão desempregados. Jovens com características empreendedoras e com muita criatividade. Com suporte do programa Conecta Biblioteca identificamos a possibilidade da criação desta sala”, destacou o secretário.

Durante o evento, a Diretora de Cultura Silvia Machado, que é produtora Cultural, apresentou os segmentos da Economia Criativa e enfatizou o trabalho que Juína desenvolverá a partir de agora através da Sala de Oportunidades.

"Através de parcerias, a sala vai oferecer cursos de capacitação para o mundo do trabalho, no campo da economia criativa. Além disso, ofereceremos suporte gratuito com computadores, internet, telefone e impressora para quem deseja fazer e enviar currículos, criar páginas e sites para demonstração de produtos e serviços", frisou a diretora.

A Sala de Oportunidades será inaugurada no final do mês de setembro, mas antes disso algumas atividades já serão realizadas em parceria com o SEBRAE e a Secretaria de Estado da Cultura.

O que é Economia Criativa

Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

A Economia Criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.

Areas de atuação:

Arquitetura, publicidade, design, artes e antiguidades, artesanato, moda, cinema e vídeo, televisão, editoração e publicações, artes cênicas, rádio, softwares de lazer, música e gastronomia.

Texto: Casa da Cultura