Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

SARAU TERÁ UMA BIBLIOROÇA INSPIRADA NA OBRA O AUTO DA COMPADECIDA

Data: Quarta-feira, 11/07/2018 21:15

Quem esteve no Carnaval deste ano conheceu a BiblioFolia, depois no aniversário de Juína conheceu a BiblioCity, agora chegou a vez de conhecer a BiblioRoça, um espaço de leitura apoiado pelo Sicoob, que leva atividades do universo do livro e da leitura para crianças, adolescentes e jovens. No Sarau, toda Biblioteca estará montada no clima da obra “O Auto da Compadecida”, do escritor Ariano Suassuna.

De acordo com Adriano Souza, secretário-adjunto de Cultura, a escolha do Auto da Compadecida é devido à valorização do escritor com a Cultura nordestina.

“Ariano sempre valorizou a cultura nordestina, ele transformou o "matuto" do interior em estrela de cinema, e é neste sentido que realizamos o Sarau, transformando nossos talentos em estrelas, valorizando a nossa força cultural”, destacou o secretário.  

A Biblioteca oferecerá pula-pula e pipoca gratuita a todas crianças, além de realizar uma série de atividades lúdicas.

Ariano Suassuna:


Escritor, dramaturgo, professor e político, Ariano Suassuna se encontrava na arte: na literatura, no teatro nas artes plásticas e na música. Em 1970, fundou o Movimento Armorial, que pretendia construir uma arte erudita autenticamente brasileira, colocando em primeiro plano o universo lúdico e cultural do sertão nordestino. Na definição do próprio Suassuna, a "Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico da literatura de cordel, a música de viola, rabeca ou pífano e as ilustrações da xilogravura". Com o Quinteto Armorial, liderado pelo compositor Antônio José Madureira, fez shows, gravou discos e levou a proposta para o exterior. Em 1996, ele retomou o projeto, rebatizado de Romançal, incorporou instrumentos tradicionais, como violão, violino, flauta e violoncelo.