NO RIO DE JANEIRO, PATRÍCIA ITAIBELE É CONSOLIDADA EMBAIXADORA DO PROGRAMA NACIONAL CONECTA BIBLIOTECA

Data: Quarta-feira, 16/05/2018 10:32

É embaixadora!

A jovem Patrícia Itaibele, que coordena o Programa Municipal: “Arte, Leitura e Cultura, uma bela mistura”, no município de Juína-Mt, foi consolidada nesta semana no Rio de Janeiro, durante o II Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas, como uma das embaixadoras do Programa Nacional Conecta Biblioteca, coordenado pela Ong Recode.

A partir de agora, Patrícia terá uma nobre função: levar os exemplos de Juína na área do Livro, Leitura e Bibliotecas para todo Brasil.

“Estou imensamente feliz com este reconhecimento da RECODE em função do trabalho inovador que realizamos em Juína. Agora, nossa missão é contribuir para que outros municípios embarquem nessa onda de transformação e começaremos pelo chão que pisamos, auxiliando Bibliotecas que estão próximas a nós e que desejam se transformar. O movimento Recode será a grande oportunidade”, destacou a coordenadora.

O Movimento Recode

Para ampliar a rede de parceiros comprometidos com o empoderamento digital de jovens, a ONG RECODE lançou uma iniciativa mais que especial: o Movimento Recode! Nesse primeiro momento, 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais serão recrutadas a receber cursos online gratuitos de tecnologia para fortalecer seu papel como espaços que impulsionam a transformação social de suas comunidades.

Toda a formação será oferecida por meio da Plataforma Recode, que reúne conteúdo personalizado para os jovens e uma metodologia própria voltada à formação de agentes de transformação. Os cursos abordam temas como possibilidades da Internet e redes sociais, introdução à programação e gestão de projetos e aplicativos para impacto social.

Conecta Biblioteca

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas.

Promove apoio e formação continuada aos profissionais desses espaços, incentivando seu papel como agentes de transformação. Em 2017, foram selecionadas 92 bibliotecas. Em 2018, o programa selecionou outras 108 bibliotecas em todas as regiões do país.

O secretário municipal Adjunto de Cultura, Adriano Souza e a Diretora de Cultura Silvia Machado, acompanharam Patrícia no evento. Na foto eles estão acompanhados da diretora executiva da ONG RECODE, Viviane Suhet e Cassi Lanzoni, gerente do Programa Nacional Conecta Biblioteca.

Texto: Equipe Cultura