Inaugurada as obras da estação de tratamento de lodo e ampliação do tratamento de água do Daes de Juína

Data: Quinta-feira, 10/05/2018 14:54
Fonte: Juína News

Na semana que se comemora o 36º aniversário da cidade de Juína, muitas obras que beneficiam a população estão sendo lançadas e inauguradas. Três dessas grandes obras de suma importância são: a estação de tratamento do lodo, estação central de tratamento de águas, ampliação do sistema de tratamento de água e lançamento da pavimentação do calçamento.

A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira nas dependências do DAES, e contou a presença do prefeito Altir Peruzzo, secretários municipais, vereadores e servidores públicos. Em entrevista, Aparecido Alves Paulino, diretor geral do DAES descreveu de uma forma positiva a importância da obra, mesmo estando a poucos dias exercendo o cargo de diretor do Departamento e que mesmo em conexão com o legislativo municipal, sente o peso da responsabilidade de se estar a frente de um departamento tão importante para o município.

O prefeito ALTIR PERUZZO, falou ao Juína News que já foi lançado no ano passado a obra de tratamento do Lodo, e que agora tem a oportunidade de fazer a inauguração da estação de tratamento já pronta. Altir explicou ainda que a finalidade da obra de tratamento do Lodo é fazer com que os dejetos são tratados e retirados materiais sólidos que antes eram despejados na Lagoa da Garça, que seguirão para o aterro sanitário e a água retornará ao DAES. Sendo que a água reutilizada soma se um total de 450.000.00 a 500.000.00 litros de água por dia que serão reaproveitados,gerando também uma economia de energia.

Peruzzo ressaltou também que foi feito uma reforma no sistema de tratamento com o intuito de melhorar a qualidade e a capacidade de armazenamento. Também foi dado o pontapé inicial para as obras do calçamento que será feito desde o início do terreno da estação de tratamento passando pela Lagoa da Garça até próximo ao Lar do idoso (Rua Dom Aquino). ALTIR falou ainda sobre um projeto para ampliação do novo módulo que ampliará em 25% o espaço de tratamento de água, sendo que o projeto já se encontra em andamento e que será uma grande conquista para a cidade. Também foi dado ordem para que na próxima segunda-feira possa dar inícios nas obras do escritório do Departamento ampliando o mesmo e dessa forma melhorar o atendimento ao público. ALTIR também adiantou que ainda esta semana já foi protocolado junto a FUNASA o projeto com vista a fazer a captação no rio Juinão BR 174 (estrada de Vilhena) via linha pesquisa. Pra finalizar, destacou que o Departamento já possui recursos próprios para dar andamento nas obras e que isso traz maior.

O engenheiro Vilson Beregula, engenheiro e responsável técnico pelo DAES, disse que já é visível os resultados positivos das obras realizadas pelo departamento, principalmente a obra de ampliação de tratamento de água, onde se recuperou uma das partes que fazia o tratamento de água no início da fundação da cidade, e que ao ser paralisada para reforma e ampliação houveram alguns transtornos nas demais unidades de tratamento, e agora com a ampliação e restauração do espaço reformado e ampliado melhorou ainda mais a qualidade da água ofertada aos usuários.

Sobre a obra da captação e tratamento de Lodo Vilson explicou que além da preocupação ambiental, onde os lodos retirados das lavagens dos filtros de água eram lançados de forma incorreta em um manancial de águas da lagoa da Garça, havia também a questão do desperdício de água, e que agora se pode aproveitar a água retornável ao DAES para reaproveitamento. Hoje o departamento de água possui aproximadamente 10.000.00 ligações de água em toda cidade, o consumo durante o período seco é bem maior que no período chuvoso.