Prefeitura de Juína da incio a elaboração do Plano de Saneamento Básico

Data: Terça-feira, 01/04/2014 00:00
Fonte: Lúguerson Douglas/Assessoria

No dia 07 de março, aconteceu na sala de licitações da Prefeitura Municipal de Juína, a licitação para a contratação de empresa especializada para realizar o plano de saneamento básico do município. O Secretário de Planejamento Robson Amorin Machado destaca que o plano de saneamento básico é uma exigência da lei 11.445/2007, de acordo com o secretário a lei dava como prazo até o ano de 2014 para que os municípios realizassem esse plano. “A não elaboração desse plano impediria que o município recebesse qualquer recurso federal. Esse prazo foi prorrogado para o final de 2015. Nós realizamos a licitação para contratar a empresa que ira fazer esse plano, a ganhadora foi a WK Engenharia e Gestão de Serviços, da cidade de Cuiabá. Agora nós estamos em faze de elaboração do comitê de coordenação e o comitê executivo que, envolve diversos setores e órgãos da nossa cidade, esses comitês é que iram  acompanhar e fiscalizar o andamento da obra”, explica o Secretário.

“Durante a elaboração do plano serão feitas várias audiências publicas, para ouvir as demandas da população em seus respectivos bairros e após a elaboração, ainda deve passar pela Câmara de Vereadores, para apreciação e aprovação.  Estando aprovado, o plano passa a ser uma referência para o município, estabelecendo diretrizes para o saneamento básico, estabelecendo metas de cobertura com serviços de água tratada, coleta e destinação do lixo, esgoto, limpeza urbana e drenagens”.

Em relação a atual situação do aterro sanitário, o secretário enfatiza que o plano também tem por obrigação atender as demandas do aterro sanitário, “Dentro do Plano Municipal de Saneamento Básico,a empresa deverá apresentar um estudo que preveja a evolução do municio ano após ano, para que aquilo que for feito com o dinheiro do povo não seja apenas obras para se mostra que foi feito, e não atender as reais necessidades do povo. Essa situação do aterro sanitário é umas das prioridades que iremos tratar com esse plano de saneamento básico também”.

O plano de saneamento básico tem prazo máximo para sua elaboração de acordo com a lei 11.445/2007 até o dia 31 de dezembro de  2015.