Prefeitura de Juína

NOTÍCIAS

VER TODAS

FESTA DOS 36 ANOS DE JUÍNA TERÁ OFICINAS DE IKEBANA E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE MUDAS DE HORTALIÇAS

Sexta-feira, 04/05/2018 23:17
Equipe Cultura

Entre os dias 09 e 13 de Maio, o Centro Municipal de Eventos em Juína, será palco de grandes encontros. Todo seu povo se reunirá para celebrar os 36 anos de uma Terra de Oportunidades. E para tornar este momento ainda mais especial, oficinas e uma exposição de IKEBANA, que  é  a arte de se expressar com flores, serão realizadas pela Igreja Messiânica e pela Academia de Ikebana Sanguetsu.

 

Além disso, mudas de hortaliças serão distribuídas como forma de incentivar e valorizar a produção de hortas caseiras, que proporcionam uma alimentação mais saudável e cheia de energias. As atividades serão coordenadas pelo Ministro Odair José de Lima, da Igreja Messiânica  e pela Prof. Edenice Domingues da Academia de Ikebana Sanguetsu.

 

O que é Ikebana?

 

Ikebana é uma palavra de origem japonesa, utilizada para nomear a arte de arranjos florais. Deriva de “Ike” – o qual provém dos verbos “Ikeru” (colocar, dispor ou arrumar flores), “Ikiru” (viver, tornar vivo ou chegar à verdadeira essência de algo), e “Ikassu” (iluminar da melhor forma possível, ajudar a indicar a verdadeira essência, tornar a vida mais pura, mais clara) – e “Hana” / “bana” – tem o significado literal de flor, mas, por extensão, é entendida como planta ou parte de uma planta. IKEBANA é, pois, a arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais numa composição evidenciando-lhes a beleza.

O estilo Sanguetsu respeita e valoriza a Grande Natureza e possui como princípios básicos a Verdade, o Bem e o Belo. Seu objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e formar pessoas de mente e sentimentos belos.