Luis Braz, vice-prefeito de Juína, visita Cooperativa e se impressiona com a organização.

Data: Quinta-feira, 29/03/2018 10:28
Fonte: Mario Alvim

Na manhã desta quarta-feira, 28 de março, vice-prefeito e Secretário de Planejamento do município de Juína, Luis Braz de Lima, esteve visitando a COOAMA – Cooperativa de Trabalho Sustentável da Amazônia Legal, que trabalha com beneficiamento de castanhas e é formada exclusivamente por mulheres.

O vice-prefeito destacou sobre a importância que estas iniciativas têm para a economia familiar e ressaltou que ficou impressionado com a organização e sobretudo com o alcance social da cooperativa.

Na avaliação do vice-prefeito Luis Braz a COOAMA não representa economicamente apenas suas 40 cooperadas já que para cada tonelada de castanha beneficiada são necessárias três toneladas de castanhas “in naturas” e isso envolve centenas de pessoas das Comunidades Ribeirinhas e Povos Indígenas que se dedicam a recolher da natureza tão preciosa matéria-prima.

Luis Braz ressaltou ainda que, no que for possível, a Gestão Municipal estará à disposição da cooperativa, pois ela representa muito mais que um grupo de trabalhadoras, representa esperança e qualidade de vida a muita gente.

Na ocasião o vice-prefeito foi recebido pela presidenta da COOAMA Adelurdes Custódio de Oliveira Machado que faz questão de mostrar toda linha de beneficiamento da castanha e sobretudo o cuidado com a segurança e a qualidade dos produtos ali industrializados.

Adelurdes informou que a cooperativa deve alcançar já em abril a marca de oito toneladas de castanhas beneficiadas por mês o que representa ganho acima de um salário mínimo a cada sócia da cooperativa.