Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Secretaria de Saúde Promove Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino

Data: Segunda-feira, 26/03/2018 14:26
Fonte: Rosi Zimpel

A Secretaria de Saúde está promovendo durante todo o mês de março uma ação que trata da campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, a campanha Março Lilás.  No último sábado dia 24, essa campanha aconteceu em diversos Psfs, principalmente no bairro Módulo 05.

 

Essa campanha visa levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

 

A campanha ocorreu durante todo o dia e apesar da chuva forte que caiu na cidade, o comparecimento das mulheres para fazer o exame preventivo superou as expectativas. De acordo com a enfermeira do PSF da Equipe I Marciane Aparecida Similli, foi um dia muito especial para todos, não só as mulheres que compareceram para fazer o exame mas para as profissionais que trabalharam na divulgação da campanha e prepararam o ambiente com todo carinha para esse dia.

 

“Nós sempre Buscamos cada vez mais a conscientização da população acerca da necessidade da prevenção contra o câncer de colo de útero, na sexta feira nós fizemos aqui um momento muito especial de debate e interação entre as profissionais do nosso PSF da Equipe I e as mulheres que nós atendemos e foi muito gratificante, a doutora Fernanda falou da importância não só dos cuidados com a saúde da mulher, mas também da auto estima e da estética que é importante”

 

Na Equipe 3 do também no Modulo 5, de acordo com Milena Oliveira que é a enfermeira responsável pelo PSF o número de mulheres que fizeram o exame foi grande. “Uma coisa que nós achamos muito bacana foi que todos os homens que vieram acompanhando suas esposas e namoradas fizeram o teste rápido que detecta doenças sexualmente transmissíveis e isso demonstra que os homens também estão preocupados com a sua saúde” conclui.

 

Debora Trevisanutto, enfermeira responsável pelo PSF da Equipe II enfatizou que o exame detecta precocemente o câncer do colo uterino, por isso, é insubstituível e deve ser feito periodicamente. “ Na nossa unidade, além do exame do colo uterino, nós fizemos o exame das mamas e para descontrair as mulheres que compareceram tiveram um dia de beleza voltado para os cuidados da pele e dos cabelos. ” enfatizou.

 

O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus. A redução da mortalidade decorrente dessa doença depende da adoção de medidas de prevenção primária, de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras bem como do diagnóstico e tratamento adequados das lesões invasivas.

 

As medidas de prevenção são simples. Toda mulher com vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos deve fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolau, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.

 

Vale ressaltar o papel importantíssimo de divulgação que foi feito pelas Agentes de Saúde e Endemias que visitaram todas as famílias e levaram o convite para que todas  fossem ao seu PSF para fazer esse exame.