Prefeitos do Noroeste de Mato Grosso se reúnem para discutir demandas da região

Data: Terça-feira, 20/03/2018 15:47
Fonte: Rosi Zimpel

Em reunião para discutir os rumos da região noroeste de Mato Grosso, estiveram presentes prefeitos, secretários e demais autoridades dos municípios que compõem o Vale do Juruena onde a pauta principal foi desenvolver ações de planejamento voltados para a saúde, infraestrutura e Meio Ambiente.

O encontro aconteceu na sede do Simno onde esteve presente também a superintendente do IBAMA Lívia Martins que apresentou uma proposta de conversão de multas em prol de projetos que venham a fortalecer a proteção ambiental nos municípios, foi discutido também sobre atuação do órgão na região e o processo de legalização das atividades do setor.

O prefeito Altir Peruzzo que é presidente do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Vale do Juruena falou da importância dessas reuniões que já são tradicionais pois através delas são discutidos os assuntos de relevância para todos uma vez que Juína é o município polo e referência para o atendimento principalmente na área da saúde.

De acordo com o prefeito, Juína poderá oferecer alguns exames e atendimentos médicos que os pacientes de outros municípios estão se deslocando para a capital Cuiabá para realizar esses procedimentos, segundo Altir para que isso aconteça depende de um acordo com o estado para a realização desse tipo de atendimento, diminuindo assim o gasto que os municípios têm com o encaminhamento dos pacientes para Cuiabá.

Outra pauta debatida durante a reunião foi a BR 174 que está em processo de estudo de componente indígena já está quase finalizado e a partir desses ajustes poderá ser emitida a ordem de serviço que o DENIT inicie os trabalhos na região.

Jair Klasner que é prefeito de Cotriguaçu fez questão de participar da reunião onde colocou as demandas do município e dentre elas a área da saúde, regularização fundiária e agricultura. Para ele, essa união dos municípios através do Consórcio Intermunicipal com a troca de informações e experiências viabiliza muitos projetos e facilita a implantação deles nos municípios.