Banco de Sangue e Bombeiros de Juína promovem Campanha de Doação de Sangue

Data: Segunda-feira, 05/02/2018 14:43
Fonte: Rosi Zimpel

O Banco de Sangue de Juína em parceria com os Bombeiros está promovendo uma Campanha de Doação de Sangue dos dias 05 a 09 de Fevereiro. O horário de atendimento do CTA será das 07 às 19 horas de Segunda a sexta feira.

Critérios para doar:

Ter idade entre 18 e 65 anos.

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado.

Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Impedimentos temporários para doação:

Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

Período gestacional;

Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

Amamentação;

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

Tatuagem e/ou piercing nos últimos 6 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Critérios definitivos de impedimento:

Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:

Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

Uso de drogas ilícitas injetáveis;

Malária.

Por que doar Sangue

Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa, independente de parentesco. Pode ser pai, mãe, irmão, amigo ou até mesmo uma pessoa que você nunca viu na vida. O que temos que pensar é que não importa quem será beneficiado, o importante é que com a sua doação pessoas terão novas oportunidades, novos sonhos, novas chances de recomeçar.

Os estoques dos bancos de sangue não podem ficar vazios. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Uma só doação que você faz pode beneficiar até quatro vidas. Pensando nisso, todos têm um papel importante quando o assunto é doação regular de sangue.