Vigilância em Saúde registrou mais 115 casos de Conjuntivite em menos de uma semana

Data: Sexta-feira, 19/01/2018 10:17
Fonte: Rosi Zimpel

A Vigilância em Saúde recebeu uma nova parcial dos novos casos de Conjuntivite notificados entre os dias 12 ao dia 16 de Janeiro, foram registrados mais 115 casos da doença no município. Até o dia 12 haviam sido notificados 445 casos, mas vale ressaltar ainda que esse numero é de casos de pessoas que procuraram as unidades de saúde, mas estima – se que há uma quantidade bem maior de casos segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde Ágata Barbosa.

Mato Grosso está passando por uma epidemia de conjuntivite e hoje são vários municípios do estado que estão com casos da doença. A Vigilância Epidemiológica Estadual informou que o maior numero de casos foram registrados em Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Juína, Juscimeira, Rondonópolis, Juara, Arenapolis, Barra do Bugres, Denise, Campo Novo dos Parecis, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Santo Afonso, Porto Estrela, Sapezal, Paranatinga, Alta Taquari, Castanheira, Colniza e Cáceres.

Essa é uma das doenças oculares mais comuns no Brasil, e se desenvolve através da inflamação na membrana transparente que cobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. As causas podem ser decorrentes de alergias, bactérias ou vírus.

Crianças, jovens, adultos e idosos podem ter essa doença e é preciso muito cuidado para evitar a transmissão para outras pessoas. A conjuntivite viral é muito contagiosa e ocorre com mais frequência no verão.

Os sintomas são olhos avermelhados, prurido, sensação de desconforto, inchaço do olho ou pálpebra, lacrimejamento com secreção mucopurulenta, sensibilidade à luz, visão borrada, pode ocorrer febre, dor de garganta e dores pelo corpo.

Mas, com o tratamento correto leva de 15 a 20 dias para desaparecer. Não existe tratamento específico para quem foi diagnosticado com essa doença e a recomendação é limpar com soro fisiológico gelado, fazer compressas e usar colírios e principalmente procurar um oftalmologista.