Agricultura Familiar começa a ser beneficiada com a distribuição de mudas de café clonal pela Secretaria de Agricultura

Data: Terça-feira, 09/01/2018 16:12
Fonte: Rosi Zimpel

A Prefeitura Municipal de Juína, através da Secretaria de Agricultura, vem incentivando a agricultura familiar no plantio do café. O município já foi destaque na produção do grão e desde o inicio dessa gestão, a prefeitura vem investindo na retomada do cultivo do café.

Parte desse investimento é o melhoramento genético através do fornecimento de mudas de mudas de Café Clonal com o objetivo de promover a renovação e revigoramento das lavouras de café no município.

Parte das mudas foi adquirida através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Juína e a EMBRAPA de Ouro Preto em Rondônia, e posteriormente as mudas foram produzidas nos viveiros do distrito de Terra Roxa e no Viveiro Municipal.

As mudas produzidas nesses viveiros já estão sendo entregues para os 81 produtores que estão cadastrados na secretaria e cada qual receberá uma quantia das 280 mil mudas que serão distribuídas para esses produtores.

O senhor Valmir Parise que está iniciando sua atividade como cafeicultor, adquiriu 3 mil mudas para começar a produção em sua propriedade. Já o senhor Odair José Pires já possui em média 4 mil pés de café produzindo e adquiriu mais 2 mil mudas para aumentar e diversificar a sua produção.

De acordo com o Técnico da Secretaria de Agricultura Eder Weber, cada muda teve um custo de 15 centavos para o produtor que também receberá toda assistência técnica necessária para ter um bom resultado na produção do grão.

Segundo o técnico, os produtores que estão cadastrados e que ainda não retiraram sua mudas, poderão procurar a secretaria para fazer a retirada e o plantio aproveitando esse período chuvoso.