Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e Cefapro promovem campeonato de xadrez

Data: Terça-feira, 12/12/2017 14:33
Fonte: Rosi Zimpel

Essa é uma parceria entre o CEFAPRO e a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo que acontecerá no dia 13 de Dezembro nos três períodos, manhã, tarde e noite no Ginásio Municipal.  Sendo para os alunos das escolas de ensino fundamental e médio e a categoria adulta será no período da noite. A modalidade escolhida para a disputa será o Xadrez Suíço que é um sistema de disputa criado e mais utilizado nos torneios oficiais, onde jogadores ou equipes precisam ser colocados em pares, para enfrentarem-se entre si.

Esse sistema tem a vantagem de permitir um grande número de participantes com um número pequeno e determinado de rodadas sem a necessidade de eliminar participantes. Segue o mesmo sistema de contagem de pontos do sistema todos contra todos. As regras básicas são as seguintes:

Número pré-determinado de rodadas.

Dois participantes não se enfrentam mais que uma vez.

Na rodada 1: o emparceiramento dos confrontos é feito através do rating ou de sorteio, caso os jogadores não possuam rating.

Nas demais rodadas: participantes com pontuações iguais são emparceirados.

Caso não seja possível emparceirar participantes com o mesmo número de pontos o confronto será com o concorrente com pontuação mais próxima possível.

O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.

Mas não são somente as habilidades mentais que melhoram com o desenvolvimento do jogo, outras habilidades, como: perseverança, capacidade de estudo, autoconhecimento, organização pessoal, motivação e ambição, dentre outros. Todo esse processo faz parte da “construção do indivíduo” e, como jogo, o xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho.

As inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Esportes até o dia 12 de Dezembro as 17 horas, e o inicio do campeonato esta previsto para as 7:30 do dia 13 de Dezembro, até o momento tem mais de 120 jogadores inscritos para o campeonato e vale ainda ressaltar que Juína tem se destacado nessa modalidade de esporte em campeonatos estaduais, onde dois alunos alcançaram boas colocações e trouxeram premiação para o município.