Prefeitura de Juína

NOTÍCIAS

VER TODAS

CREAS realiza encontro sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Quarta-feira, 29/11/2017 15:40
CREAS

CREAS realiza encontro com usuárias sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

 

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos setores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento.

 

Desde sua primeira edição, em 1991, a campanha conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo dia 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

 

No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, às atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

 

Em Juína, como uma das ações da Campanha, o CREAS realizou em 24 de Novembro de 2017, um encontro com mulheres para sensibilização e reflexão sobre o tema, fazendo roda de conversa, assistindo vídeos e trabalhando com a cartilha criada para mostrar à população a importância do enfrentamento pelo fim da violência contra mulheres. 

Foi destacada a Lei Maria da Penha, seu surgimento e a história da mulher que mobilizou o surgimento dessa lei.

Em continuidade o CREAS em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher distribuirá a Cartilha para a comunidade, por meio dos serviços de saúde e Assistência Social.