Realizações do Programa Saúde na Escola (PSE)

Data: Terça-feira, 28/11/2017 16:18
Fonte: NASF

A proposta do Programa Saúde na Escola (PSE) é contribuir para a construção de uma escola capaz de proporcionar o desenvolvimento integral dos estudantes e promover o acesso da comunidade escolar em programas de saúde de modo a formar cidadãos críticos e capacitados para o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o desenvolvimento dos educandos.

O PSE se desenvolveu de forma articulada entre as Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde de JUÍNA-MT. Durante os meses de Agosto, Setembro e Outubro de 2017 foram vários trabalhos envolvendo os educandos da Escola Estadual Antônia Moura Muniz e do Centro de Educação Infantil Luiz Felipe, os profissionais da educação (professores, coordenadores, diretores), da saúde (ESF Módulo 06 e NASF) e acadêmicos da AJES.

Foram doze atividades ofertadas:

1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
  2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
  3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
  4. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
  5. Prevenção das violências e dos acidentes;
  6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
  7. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
  8. Verificação da situação vacinal;
  9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
  10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
  11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
  12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Para as ações realizadas no Programa Saúde na Escola contamos com a parceria da Auto Escola Juína, Auto Escola Saturno, Corpo de Bombeiro , Departamento de Trânsito do município, Guatá-Capoeira, Anny Duarte e Claudia-Dança do Ventre.

Nós como profissionais da área da saúde ficamos honrados e agradecidos pela oportunidade de participar de todas as fases do PSE, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas. A ideia é que o protagonismo dos educandos presente nas ações possa estimular a participação social de todos, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos educandos atingidos, mas com o desenvolvimento das comunidades em que eles estão inseridos. Dessa forma, contribuir para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados.