Secretário e contador do DAES visitam municípios de Mato Grosso para trocar experiencias que possam findar problemas de resíduos

Data: Terça-feira, 18/02/2014 00:00
Fonte: Lúguerson Douglas/Assessoria

Nos últimos dias 13 e 14 (quinta e sexta feira passada) estiveram no município de Tangará da Serra e posteriormente em Lucas do Rio Verde o secretário municipal de Infraestrutura senhor Renato Tozzo e o contador do Departamento de Agua e Esgoto de Juína senhor Aércio Mattei.

O objetivo da visita foi a troca de experiências entre os municípios na questão da destinação de resíduos sólidos, tratamento de esgoto e tratamento de água, e também nas questões jurídico-ambientais.

Durante o encontro, profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, discutiram a implantação de leis e explicaram o processo de captação e tratamento da água e esgoto utilizado em Lucas do Rio Verde.

Segundo o engenheiro sanitarista do DAES de Juína, Vilson Berigula, que também visitou o município, à intenção é conhecer projetos que estão dando certo. Pegar uma base pronta e adaptar a realidade de Juína.

Para o diretor do Saae, Pedro de Góis, é sempre bom receber representantes de outros municípios. “A troca de experiências também melhora o nosso trabalho.”

Para o secretário de infraestrutura de Juína senhor Renato Tozzo, uma das grandes preocupações da atual administração tem sido o aterro sanitário e as destinações dos resíduos sólidos, “nós temos enfrentado grandes problemas quando o assunto é o aterro sanitário, Juína hoje produz cerca de 30 mil quilos de lixo doméstico por dia, e o nosso aterro infelizmente não tem dado conta do recado, sem contar que temos um problema grande com os resíduos sólidos, infelizmente no passado não pensaram na destinação correta dos resíduos sólidos, agora nós estamos tentando encontrar soluções duradouras para dar fim a esses problemas, esperamos encontrar alguma com essas trocas de informações com os municípios de Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde”.