VICE-PREFEITO LUIS BRAZ E EQUIPES DA CULTURA E AGRICULTURA MARCAM PRESENÇA NO FESTIVAL JURUENA VIVO

Data: Sábado, 11/11/2017 17:18

O vice-prefeito de Juína, Luis Braz e as equipes do Departamento Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, marcaram presença na quarta edição do Festival Juruena Vivo, que acontece neste fim de semana na Aldeia Primavera, do Povo Rickbaktsa, situada na divisa entre Juína e o município de Brasnorte.

A região passa por ameaças constantes, como a utilização de agrotóxicos e o desmatamento, além de ao menos 102 projetos de hidrelétricas que podem deixar o distrito de Fontanillas, pertencente a Juína, em baixo d'água.

“Nossa presença neste evento é pra deixar muito claro que não apoiamos a implantação de empreendimentos que devastem a vida do Rio Juruena, somos contra as obras que degradem o meio ambiente e que não considerem a importância das pessoas que habitam aqui, sejam elas povos da floresta, do campo ou da cidade. Estamos do lado de cada um de vocês e juntos faremos este lugar ser cada dia melhor”, disse o vice-prefeito.

Cerca de 500 mil pessoas dividem os espaços da bacia do Juruena com uma rica biodiversidade. Os rios e afluentes da região drenam 70% do estado e são a fonte de sustento para 38 assentamentos, 11 povos indígenas e 20 territórios tradicionais reconhecidos.

O evento conta com a presença de indígenas de diversos povos, agricultores familiares, organizações não-governamentais (ONGs), FUNAI e do Ministério Público Estadual (MPE), além de acadêmicos e simpatizantes da defesa dos direitos de populações vulneráveis a empreendimentos hidrelétricos que poderão tirar a vida do Rio Juruena.

Texto: Equipe Cultura