JUÍNA FICA EM 1º LUGAR NO RANKING NACIONAL DO PROGRAMA CONECTA BIBLIOTECA

Data: Sexta-feira, 01/09/2017 12:56
Fonte: Equipe Cultura

Foi durante a I Jornada de Bibliotecas de Juína e Região, que o município recebeu a notícia que havia conquistado o 1º lugar no ranking nacional do Programa Conecta Biblioteca. A conquista é referente a realização de pesquisa de opinião pública e participação social durante a última semana. Ao todo 92 bibliotecas de todo país disputam o posto semanalmente até o fim do mês de setembro.

De acordo com Patrícia Itaibele, coordenadora do Programa Municipal de Fomento à Leitura, a atividade tem o objetivo de aproximar a comunidade das bibliotecas e atrair novos usuários.

“O objetivo é recolher impressões e experiências de frequentadores da nossa biblioteca, bem como da comunidade em geral. O preenchimento do questionário é anônimo e dura cerca de 10 minutos e pode ser respondido pelo link: https://pt.surveymonkey.com/r/conectabiblioteca  . Com estes dados teremos um extrato dos reais desejos de nossa comunidade”, frisou Itaibele.

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo e transformação social por meio de bibliotecas públicas realizado pela ONG Recode e Caravan Studios do qual a Biblioteca Municipal Professora Maria Santana, de Juína, faz parte.

Entre os focos de trabalho do Conecta está aumentar o número de usuários Incrementando o portfólio de soluções oferecidos pela bibliotecas e fomentando a participação de jovens nas atividades do dia-a dia.

Além disso, o programa busca garantir a sustentabilidade desenvolvendo estratégias para manter a continuidade das ações sistematizando o conhecimento construído de forma colaborativa ao longo do programa para que as iniciativas cheguem a todas as bibliotecas do país, incluindo as públicas, comunitárias e escolares.

O Conecta está sintonizado com as políticas públicas para o setor e orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.