Ponte seca garante trânsito tranquilo na MT-183 (Linha 05)

Data: Quarta-feira, 29/01/2014 00:00
Fonte: Lúguerson Douglas/Assessoria

Graças ao trabalho realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA) na MT-183 ou linha 05 como também é conhecida, nas proximidades do Rio Perdido, esse ano ainda não ouve registro de trasbordamento do citado. Isso porque há poucos meses atrás a SINFRA realizou o trabalho de manutenção da ponte sobre o Rio Perdido e a construção de uma ponte seca com um pequeno desvio, caso o rio subisse o nível a ponto de um possível alagamento, como já era de costume.

No mesmo período em 2012 com as chuvas fortes, o Rio Perdido transbordou por varias vezes impedindo o transito no local e isolando comunidades como, Gleba Iracema 01,02 e 03, Distrito de Filadélfia, além de impedir que os pequenos produtores escoassem seus produtos para venda na cidade.

José Donizete tem sua propriedade à margem direita do Perdido, em entrevista a nossa equipe de reportagem disse que sempre no período de chuvas o Rio Perdido transborda e deixa o transito paralisado na região, “esse ano não aconteceu porque a Prefeitura fez aquela ponte seca lá na frente que desfio o excesso de água, caso o contrário aqui já estaria tudo alagado, eu moro aqui a mais de 18 anos e quase todo ano é a mesma coisa, começa a chover, o rio trasborda alaga tudo e ninguém consegue entrar ou sair de Juína por essa estrada, mas esse ano graças a esse trabalho que foi feito ainda não houve transbordamento”. – Esclarece José Donizete.

Ainda de acordo com a opinião do morador, é necessário que se faça mais uma ponte seca nas proximidades do rio, “essa única ponte seca não vai dar conta do recado, daqui uns dias as chuvas ficaram mais fortes, tem que ser feito mais uma ponte senão vai transbordar o rio e assorear tudo lá pra cima”.

A Prefeitura estuda junto a SINFRA as possiblidades legais diante da lei ambiental para a construção de mais uma ponte seca e desvio, para dar fim a possiblidade de transbordamento do Rio Perdido na MT-183 linha 05.