BIBLIOTECA MUNICIPAL ACOLHE CURSO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE DA MALÁRIA

Data: Quinta-feira, 15/06/2017 00:00
Fonte: Adriano / Equipe de Cultura

A Malária é, sem dúvida, um grande problema de saúde enfrentado na região de Juína-MT. Nos rincões da floresta, muita gente valorosa é abatida por essa doença que se manifesta como uma ardente febre que atinge pontos sensíveis do corpo, inclusive o cérebro. Nestes casos quase sempre é fatal.

Para enfrentar este desafio, a secretaria de estado de Saúde e o Ministério da Saúde realizam em Juína uma capacitação sobre a operação do Sistema de Vigilância entomológica e controle de vetores, destinado à técnicos das secretarias municipais de saúde da regional de Juína.

A Biblioteca Municipal Profa. Maria Santana é parceira nesta atividade, oferecendo toda sua a infraestrutura. O curso esta sendo ministrado pelo técnico do Ministério da Saúde, Anderson Coutinho, sob o acompanhamento da regional de saúde.

Uma doença tropical, a Malária é infecciosa e é causada por um protozoário unicelular do gênero Plasmodium, que aniquila os glóbulos vermelhos do sangue, tornando as pessoas anêmicas. É transmitida por meio da picada de fêmeas de mosquito do gênero Anopheles, por transfusão de sangue ou, mais dificilmente, por compartilhamento de agulhas e seringas infectadas por Plasmodium. Os principais sintomas que o paciente com crise de Malária apresenta são: uma forte dor de cabeça, vômito, febre e as vezes delírios. Podem ocorrer ainda complicações no fígado, rins e pulmões.