Em Brasília, representantes de Juína participam de formação para elaboração de Planos Municipais de Cultura.

Data: Terça-feira, 13/06/2017 00:00
Fonte: Adriano / Equipe de Cultura

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), iniciou nesta segunda feira, 12 de Junho, em Brasília-DF, a  segunda edição do Curso de Elaboração de Planos Municipais de Cultura em ensino a distância. A Diretora de Cultura, Silvia Machado e Patrícia Itaibele, representante dos movimentos sociais, representam o Município de Juína.

O curso tem por objetivo formar gestores, técnicos, conselheiros e lideranças de cultura em todo o País para elaboração dos planos. De acordo com Silvia Machado, o curso é de grande importância.

"Considero muito importante a capacitação que estamos recebendo para  a elaboração do nosso Plano Municipal de Cultura, que por sinal, já iniciamos a construção. Cursos como este ampliam e fortalecem os instrumentos de gestão da nossa cultura", destacou Silvia.

O curso é ministrado por quatro  Universidades Federais, sendo a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul  responsável pelo grupo Centro-Oeste III (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás). O estado do Mato Grosso possui 10 municípios cadastrados.

Sistema Nacional de Cultura

O Sistema Nacional de Cultura é um processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura, em regime de colaboração de forma democrática e participativa entre os três entes federados (União, estados e municípios) e a sociedade civil. O objetivo é fortalecer institucionalmente as políticas culturais e promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.

Os municípios que aderem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) criam seus respectivos órgãos gestores, conselhos de política cultural, conferências de cultura, planos de cultura e um sistema de financiamento. O plano permite que seja traçado um diagnóstico sobre o município e funciona como um instrumento essencial de orientação para as secretarias municipais elaborarem políticas públicas para o setor.