CASA DA CULTURA INICIA REVITALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES E COMUNITÁRIAS DE JUÍNA

Data: Terça-feira, 30/05/2017 00:00
Fonte: Adriano / Equipe de Cultura

Foi pela Escola Municipal Paulo Freire, que a equipe da Casa da Cultura iniciou a revitalização das bibliotecas escolares e comunitárias. A ação faz parte do programa municipal de fomento à leitura, chamado "Arte, Leitura e Cultura: uma bela mistura", implantado pela Prefeitura Municipal, através do Departamento Municipal de Cultura, no início do ano.

No inicio do mês de abril, Juína recebeu um importante capacitação que reuniu bibliotecários e profissionais da leitura de diversos municípios da região e possibilitou a revitalização da Biblioteca Municipal. A ação foi fruto de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas.

De acordo com Adriano Souza, Secretário-adjunto de Cultura, a revitalização das bibliotecas é parte da revolução prevista para a área da leitura.

"Vamos revitalizar todas as bibliotecas escolares e comunitárias, e torna-las em pontos de leitura, que possibilitem atender prioritariamente aos alunos e também toda comunidade. Nós queremos e vamos democratizar o acesso à leitura e oportunizar a população a ter acesso a este mundo fantástico que os livros nos trazem", disse Adriano.

Devido à implantação do programa de fomento à leitura, Juína é uma das 55 Bibliotecas do país a serem contempladas com o Conecta Biblioteca, que é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas que reconhecem esses espaços como vitais para o desenvolvimento de comunidades.